Educação Física e Inclusão
Escolar: Diagnosticar, Refletir, Intervir e Partilhar
O
subprojeto do Curso de Licenciatura em Educação Física, elaborado em
consonância com os princípios
norteadores e os objetivos especificados no Projeto Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) em desenvolvimento pela Universidade Estadual de
Feira de Santana (UEFS), tem como meta fortalecer a
qualificação da formação docente de seus licenciandos, colocando em relevo a
escola e a prática pedagógica como centrais na produção de saberes fundamentais
ao processo de construção identitária do professor. Para tanto, essa proposta
implica, necessariamente, em trazer
o espaço escolar para o centro desta formação, de modo que os futuros
professores compreendam e vivenciem possibilidades de intervenção da Educação
Física como componente da formação na educação básica e de desenvolvimento da
cidadania.
Como
área de conhecimento que constitui o currículo escolar, a Educação Física é
responsável por selecionar, organizar e tratar pedagogicamente os conhecimentos
disponíveis na cultura corporal, para que sejam assimilados nos processos de
ensino-aprendizagem por todos os estudantes, superando práticas excludentes. A
apropriação da cultura, em específico da cultura corporal é fundamental para o
desenvolvimento integral dos alunos, impactando na sua formação cultural, no
seu repertório motor, nas suas práticas de lazer e estilo de vida. Assim, a
Educação Física configura-se como área interdisciplinar, assentada no âmbito da
Educação Física Escolar na área de Educação e em diálogo com as áreas da
Cultura, Saúde, Lazer e Esporte.
Com essa direção, essa proposta busca
aproximar os licenciandos em Educação Física do universo da escola pública, no
contexto da Educação Básica, através de uma experiência com trabalho
colaborativo entre os envolvidos no projeto, professores universitários,
licenciandos, docentes e discentes da educação básica. Busca especificamente
desenvolver habilidades e competências nos licenciandos para transformarem
conhecimentos em ensino, ou seja, uma formação profissional pautada em ensinar
a Educação Física na escola, de modo que crianças, jovens e adultos possam ser
introduzidos e integrados na cultura corporal de movimento, capazes de
produzir, reproduzir e transformar os jogos, esportes, danças, lutas e
ginásticas em benefício do exercício crítico de sua cidadania, da melhora da
sua qualidade de vida, de sua formação cultural, e das atividades de lazer e
saúde.
A inserção de estudantes de licenciatura do
curso de Educação Física da UEFS na educação básica visa fortalecer sua
identidade docente e desenvolver ações, metodologias, práticas e intervenções
com caráter inovador comprometidas com o ensino da Educação Física e com o
aprendizado da cultura corporal por todos os alunos. Nesse sentido, as ações e
intervenções previstas a serem desenvolvidas nos planos de trabalho dos
bolsistas de iniciação a docência serão planejadas considerando a necessidade
de reconhecer e valorizar a presença, participação e aprendizado das pessoas
com necessidades especiais e de outras formas de expressão da diferença e
diversidade humana.