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 Educação Física e Inclusão Escolar: Diagnosticar, Refletir, Intervir e Partilhar 


O subprojeto do Curso de Licenciatura em Educação Física, elaborado em consonância com os princípios norteadores e os objetivos especificados no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em desenvolvimento pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem como meta fortalecer a qualificação da formação docente de seus licenciandos, colocando em relevo a escola e a prática pedagógica como centrais na produção de saberes fundamentais ao processo de construção identitária do professor. Para tanto, essa proposta implica, necessariamente, em trazer o espaço escolar para o centro desta formação, de modo que os futuros professores compreendam e vivenciem possibilidades de intervenção da Educação Física como componente da formação na educação básica e de desenvolvimento da cidadania.
Como área de conhecimento que constitui o currículo escolar, a Educação Física é responsável por selecionar, organizar e tratar pedagogicamente os conhecimentos disponíveis na cultura corporal, para que sejam assimilados nos processos de ensino-aprendizagem por todos os estudantes, superando práticas excludentes. A apropriação da cultura, em específico da cultura corporal é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, impactando na sua formação cultural, no seu repertório motor, nas suas práticas de lazer e estilo de vida. Assim, a Educação Física configura-se como área interdisciplinar, assentada no âmbito da Educação Física Escolar na área de Educação e em diálogo com as áreas da Cultura, Saúde, Lazer e Esporte.
 Com essa direção, essa proposta busca aproximar os licenciandos em Educação Física do universo da escola pública, no contexto da Educação Básica, através de uma experiência com trabalho colaborativo entre os envolvidos no projeto, professores universitários, licenciandos, docentes e discentes da educação básica. Busca especificamente desenvolver habilidades e competências nos licenciandos para transformarem conhecimentos em ensino, ou seja, uma formação profissional pautada em ensinar a Educação Física na escola, de modo que crianças, jovens e adultos possam ser introduzidos e integrados na cultura corporal de movimento, capazes de produzir, reproduzir e transformar os jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico de sua cidadania, da melhora da sua qualidade de vida, de sua formação cultural, e das atividades de lazer e saúde.
 A inserção de estudantes de licenciatura do curso de Educação Física da UEFS na educação básica visa fortalecer sua identidade docente e desenvolver ações, metodologias, práticas e intervenções com caráter inovador comprometidas com o ensino da Educação Física e com o aprendizado da cultura corporal por todos os alunos. Nesse sentido, as ações e intervenções previstas a serem desenvolvidas nos planos de trabalho dos bolsistas de iniciação a docência serão planejadas considerando a necessidade de reconhecer e valorizar a presença, participação e aprendizado das pessoas com necessidades especiais e de outras formas de expressão da diferença e diversidade humana.