Press Realese
Por mais e melhor formação de professores, pela continuidade no ciclo de renovação na
formação e atuação na escola pública de Educação Básica;
No ano de 2015 em que o lema “Brasil: Pátria Educadora” surge como um verdadeiro marco nos
rumos da educação brasileira, cabe a nossa sociedade tomar o dia 24 de fevereiro de 2016 como
momento para defender, discutir como o País investe na formação e valorização dos seus
Mestres. Algumas ações do poder público têm dado novos rumos e permitido projetar essa
carreira como prioridade de uma nação que busca avançar. Dentre estas, destacamos o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, iniciativa da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação ligada ao Ministério da
Educação.
O PIBID é uma das mais inovadoras políticas públicas no âmbito da Formação de Professores,
pois envolve o Professor Universitário (que pesquisa a formação e investiga sobre a educação) e
o Professor da Educação Básica (o docente que conhece a escola, suas interfaces, dilemas e
possibilidades), ambos atuando como coformadores dos Bolsistas de Iniciação à Docência
(estudantes dos cursos de licenciatura). Essa prática atende a um reclamo histórico de
aproximação entre Universidade e Escola, teoria formativa e prática profissional, busca por
inovações didáticas, promoção da vivência no cotidiano escolar, permitindo, de forma plena, uma
inserção do Licenciando no seu futuro local de atuação profissional.
Como resultado desse Programa, segundo reconhecimento da própria CAPES, temos:
a) diminuição da evasão e crescimento da procura pelos cursos de licenciatura;
b) reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica e
elevação da autoestima dos futuros professores e dos docentes envolvidos nos programas;
c) integração entre teoria e prática pela aproximação entre universidades e escolas
públicas de educação básica;
d) formação mais contextualizada e comprometida com o alcance de resultados
educacionais;
e) articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
f) melhoria no desempenho escolar dos alunos envolvidos;
g) aumento da produção de jogos didáticos, apostilas, objetos de aprendizagem e outros
produtos educacionais;
h) inserção de novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação na
formação de professores;
i) participação crescente de bolsistas de iniciação em eventos científicos e acadêmicos
no país e no exterior;
Essa iniciativa da CAPES existe desde 2007 e hoje atende mais de 72 mil bolsistas de Iniciação à
Docência, em parceria com mais de 260 Instituições de Ensino Superior por todo o país. Esses
estudantes são, em sua maioria, carentes e utilizam o valor da bolsa para permanência nas universidades. Esse é um quadro histórico, comprovador de que são as classes mais vulneráveis
que buscam a profissão de Professor no Brasil. Esses dados revelam, ainda, o PIBID como uma
política de inclusão social, de acesso e permanência no Ensino Superior.
Na a UEFS o PIBID atende aos 14 Cursos de Licenciatura da Universidade: Biologia, Física,
Matemática, Pedagogia, Música, Letras Vernáculas, Letras com Inglês, Letras com Francês,
Letras com Espanhol, Filosofia, Geografia, História, Educação Física e Química. E, subprojeto
interdisciplinar. São concedidas para o desenvolvimento das ações 711 bolsas para Estudantes
dos Cursos de Licenciatura supracitados, 48 Professores da UEFS e 120 Professores da
Educação Básica, que desenvolvem atividades em 41 Escolas de Educação Básica, estaduais e
municipais, parceiras do Programa. Por meio dos subprojetos grupos de licenciandos sob
supervisão de professores de educação básica e coordenação de professores da UEFS
desenvolvem atividades tendo três objetivos a serem atingidos: 1) qualificação da formação de
professores nas licenciaturas da UEFS; 2) estreitamento das relações da Universidade com a
Educação Básica e, 3) contribuição para a melhoria da educação pública do Estado da Bahia,
prevendo a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Se não revertermos a decisão do
Ministério da Educação, o programa vai ter um corte que deve chegar a 60% das bolsas
concedidas, provocando a descontinuidade das ações e impactos significativos na formação e
atuação de professores na Educação Básica.
A importância deste Programa para a formação de Professores é reconhecida por importantes
entidades, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Associação Brasileira de
Ciências (http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=4198), Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (http://www.anped.org.br/news/manifestoda-anped-sobre-cortes-no-financiamento-da-pesquisa),
Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino Superior (http://www.andifes.org.br/?p=40111) e por renomados
pesquisadores nacionais, como a Profa. Bernadete Gatti, e internacionais, a exemplo do Prof.
António Nóvoa.
O Instituto Anísio Teixeira, vinculado à Secretaria da Educação, do Governo do Estado da Bahia,
acompanha o trabalho desenvolvido em parceria com as IES baianas e as escolas públicas
estaduais, e pode confirmar as afirmações feitas. Outros sujeitos também podem relatar a
contribuição do PIBID em sua formação inicial e continuada, como ex-bolsistas e professores das
redes públicas de ensino, contemplados pelo Programa.
Contudo, esse reconhecimento é apenas um pequeno ilustrativo da importância e do valor que o
PIBID tem para a formação de professores e, por conseguinte, para a Educação Básica, face aos
resultados obtidos com as ações desenvolvidas por subprojetos de diferentes áreas de formação
das IES que o integram.
O Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID– FORPIBID, entidade de caráter
permanente para atuar como interlocutor entre os Projetos PIBID, a CAPES e demais órgãos e
instituições, sob a Presidência da professora Alessandra de Assis (forpibid@gmail.com), vem
lançando o movimento #mobilizapibid e #ficapibid nas redes sociais, em que destaca as
incertezas que existem nos cenários políticos e econômicos. O FORPIBID entende que essas
nebulosidades não são maiores que a convicção de que o PIBID deu um novo rumo à formação
inicial e continuada dos professores da Educação Básica. E, por isso mesmo, o Fórum defende,
em especial, o direito do professor a uma formação democrática, que dê sentido ao seu trabalho.
Uma formação que, junto a outras condições, implique na qualidade do ensino da maioria da
população, para quem a educação pública é, inequivocamente, a única oportunidade de
desenvolvimento pleno.
Por tudo isso, reivindicamos junto ao Governo Federal e aos parlamentares a manutenção
do Pibid como política pública e a revisão imediata do orçamento destinado para o
Programa. Dessa forma, participaremos de Audiência Pública na Comissão de Educação,
Cultura e Esporte do Senado Federal, no dia 24 de fevereiro de 2016, às 10h, no Anexo II.
Em Feira de Santana na UEFS, no dia 23 de fevereiro, às 11h será feito um ato público e na
tarde do dia 23 e manhã do dia 24 de fevereiro os bolsistas de o PIBID representando sua
dedicação à Educação por meio de campanha de doação de sangue no EMOBA, campanha
#eudoosanguepelopibid. Esta mesma campanha ocorrerá em Ilhéus e Itabuna com
bolsistas PIBID UESC e em Vitoria da Conquista e Itapetinga com bolsistas da UESB. Em
Salvador teremos um ato de mobilização na Praça do Campo Grande, envolvendo
estudantes dos cursos de Licenciatura da UNEB, UFBA e IFBA.
Nesse momento, a ameaça de descontinuidade do Programa que é estruturante para a formação
docente no país, estudantes dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e
superior se unem para defender a continuidade do programa por compreendê-lo imprescindível,
para uma educação pública, gratuita e de qualidade!
Esse é o nosso desejo: #ficapibid #avantepibid #mobilizapibid.
Essa é uma causa pela qual pedimos o apoio da população, mobilização dos nossos
representantes públicos e destaque nos meio de comunicação e rede sociais, incluindo ajuda na
divulgação e cobertura dos atos em defesa do Programa.
Com votos de pertinência e interesse pela temática, coloco-me à disposição.
Coordenação Institucional PIBID UEFS (pibid@uefs.br)
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
Universidade Estadual de Feira de Santana